Espaço para inclusão digital dos pais da EMEIF Monteiro Lobato e discussão da prática de educar.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Curso de Digitação - Introdução
Hoje a Escola de Pais da EMEIF Monteiro Lobato retornou com força total. Tivemos a presença das mães da escolas para debatermos sobre o processo e importância da família na escola e retomamos nossas oficinas de informática. O projeto tem o papel de inserir as famílias digitalmente para acompanharem seus filhos quanto ao processo vivido diariamente com o programa UCA, Mais Educação e LIE. As famílias são convidadas a participarem e seus filhos gostam da ideia, incentivando em casa. Hoje começamos a oficina de Digitação com o tutorial Klavaro nos computadores do LIE. Veja o que foi trabalhado na introdução ao curso através do tutorial. Depois da explanação fomos para a prática seguindo os passos indicados na ferramenta.
Posicionar corretamente as mãos e dedos sobre o teclado é muito importante para se digitar com eficiência. Siga rigorosamente as recomendações dadas aqui e você aprenderá mais rapidamente.
Para posicionar as mãos:
(1) As pontas dos dedos indicadores repousam sobre cada uma das duas teclas que têm uma pequena marca saliente, na região central do teclado. A maioria dos teclados são do tipo "qwerty", onde estas teclas são a "F" e a "J". Já num teclado do tipo Dvorak, elas são a "U" e a "H".
obs.: estas marcas funcionam como gancho táctil para que seus dedos mantenham-se na posição correta; assim, com um pouco de experiência, você não precisará mais olhar para o teclado para se convencer disso.
(2) As laterais dos dedos polegares repousam sobre a barra de espaços.
(3) As pontas dos outros dedos repousam naturalmente ao lado dos indicadores, sobre as teclas que ficam na mesma linha.
(4) A parte da mão mais próxima do pulso (sua base) repousa sobre a mesa, já fora do teclado. Sem este tipo de apoio os braços ficariam cansados rapidamente.
Essa é a posição de repouso das mãos. A partir dela os dedos movem-se sobre todo o teclado, alcançando todas as teclas da maneira mais natural e rápida possível. Para se alcançar este objetivo, utiliza-se uma relação específica entre cada tecla e um determinado dedo. Este relacionamento será aprendido gradualmente ao longo do curso básico.
Durante o aprendizado da relação entre teclas e dedos, deve-se esforçar ao máximo para que: toda vez que se pressionar alguma tecla, somente o dedo responsável pela mesma deve se mover para alcançá-la, mantendo todos os outros sobre suas posições originais.
Depois de se incorporar profundamente essa relação na memória, pode-se relaxar mais a obediência à regra anterior, de modo a possibilitar uma maior velocidade para o pressionamento das teclas.
Após estes breves esclarecimentos, você deve estar preparado para começar o treinamento com o curso básico. E lembre-se sempre: aprender digitação requer força de vontade e paciência! Confiamos em você, não nos desaponte, certo?
Os monitores do Programa UCA participaram do processo, ajudando os pais quando necessário e também melhorando os seus processos de digitação. O LIE Monteiro Lobato acredita nesta parceria e tem colhido bons fruto com ela. Parabéns pais e alunos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de deixar sua opinião. Ela é muito importante para nós.