terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A participação da família e da escola na educação da criança.






A participação da família e da escola na 


educação da criança

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Família

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola 

• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola


http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/a-importancia-parceria-familia-escola.htm

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vamos refletir um pouco sobre divórcio

O divórcio 


Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.


De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Por quê?" 
Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia mais a ela, e sim a Maria. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela. 
Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia, mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Maria.


Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos, de forma mais natural possivel. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem o problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca, mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Maria sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a ideia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor que ela encare a situação e aceite o divórcio", disse Maria em tom de gozação. 


Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Maria, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração..... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mãe todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo. Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras: "Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".

Eu não consegui dirigir para o trabalho.... fui até o meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia...Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Maria abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe, Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe, Maria. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe.

A Maria então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama - morta.
Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Se você não dividir isso com alguém, nada vai te acontecer.

Mas se escolher enviar para alguém, talvez salve um casamento.
Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam tão perto do sucesso e preferiram desistir..

UM CASAMENTO CENTRADO EM CRISTO É UM CASAMENTO QUE DURA UMA VIDA TODA.

Autoria desconhecida

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Oficina Animassa



Recebemos em nossa escola a oficina Animassa realizada pelo professor Tiago no período de 17 a 29 de novembro de 2011. O evento faz parte das oficinas de animação em massa de modelar do projeto Formação em arte digital nas escolas. A oficina foi ganhadora do II Edital de concurso público de arte e cultura digital - Prêmio Ricardo Rosas. O Programa Mais Educação e a Escola de Pais Educadores estiveram presentes. Veja algumas fotos:










terça-feira, 29 de novembro de 2011

Provérbios



Hoje trabalhamos uma atividades sobre provérbios. Comentem sobre os provérbios que vocês acessaram.


Confira a atividade aqui!

Curso de Blogs - Aula 09

Curso de Blogs - Aula 8

Curso de Blogs - Aula 7

Curso de Blogs - Aula 5

Curso de Blogs - Aula 4 inserir imagem arquivo e web.flv

Curso de Blogs - Aula 3

Curso de Blogs - Aula 2



Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

Curso de Blogs - Aula 1



Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

1º Encontro do Projeto Eu Aprendo com Meu Filho




A professora Stela e sua turma do 2º ano A do turno da tarde tiveram hoje seu primeiro encontro do projeto Eu Aprendo com Meu Filho. A D. Lourdes veio conferir a aprendizagem de sua filha com o uquinha. Mãe e filha foram, inicialmente, ao LIE, depois comentaram em sala como tinha sido a aula. A diretora Carolina Muniz visitou a turma e conversou sobre o projeto solicitando que os outros alunos também trouxessem seus pais.

 Veja outras fotos do momento:
















quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Convite




ESCOLA DE PAIS EDUCADORES

A EMEIF Monteiro Lobato lança o projeto ESCOLA DE PAIS EDUCADORES com o objetivo de ajudar os pais a serem PAIS EDUCADORES, além de ser um espaço para troca de experiências e muita informação e conhecimento sobre o universo infantil e recursos tecnológicos para favorecer a inclusão digital.

A EMEIF Monteiro Lobato através do LIE - Laboratório de Informática Educativa quer ajudar a você, pai e mãe neste projeto. Vamos lá, participe!

Local: Laboratório de Informática Educativa - LIE Monteiro Lobato
Toda terça-feira e quinta-feira de 13h às 17h

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Escola de Pais Educadores no Socrates



A Escola de Pais Educadores está trabalhando com o grupo no ambiente Socrates da UFC. Trata-se de um espaço colaborativo de aprendizagem. A troca de experiências tem sido muito interessante. Venha participar você também! Maiores informações procure a sala do LIE da escola.

Francilangela

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Coleção Itaú de livros infantis





Coleção Itaú de livros infantis

São três volumes para você se divertir com as crianças e estimular, desde cedo, o gosto pela leitura.

Entre no site, peça o seu e depois conte como foi sua experiência com a Coleção Itaú de livros infantis.

Vamos lá melhorar o índice de leitura de nossas crianças.

Francilangela

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Parceria EMEIF Monteiro Lobato e CEJA José Walter







A EMEIF Monteiro Lobato e o CEJA José Walter firmaram uma parceria para disseminar a continuidade dos estudos dos pais oriundos da Escola de Pais Educadores.

A Escola de Pais Educadores é um projeto organizado pelo Laboratório de Informática Educativa - LIE da EMEIF Monteiro Lobato. Ele busca a inclusão digital e discutir temas sobre educação com os pais da escola. Agora, com a parceria, encaminhará os pais para continuarem seus estudos nos níveis Fundamental e Médio no CEJA José Walter.

A parceria tem o intuito de fazerem os pais dos alunos da EMEIF Monteiro Lobato retomarem seus estudos numa escola preparada para eles.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projeto Eu Aprendo com Meu Filho



Projeto Eu Aprendo com Meu Filho

A EMEIF Monteiro Lobato através da Escola de Pais Educadores administrado pelo Laboratório de Informática Educativa - LIE Monteiro Lobato tem a honra de apresentar o Projeto Eu Aprendo com Meu Filho. O intuito é fazer com que os pais aprendam com seus filhos a mexerem no computador o apresentarem suas atividades diárias feitas na escola com o mesmo. 
Desde que o Programa UCA acontece na escola, a Informática Educativa é realidade e seu acesso acontece diariamente. Os pais precisam se inserir nesta processo e assim estarem juntos com seus filhos até mesmo para acompanhá-los e orientá-los.
Assim a escola promoverá momentos onde pais e filhos estarão juntos no Laboratório de Informática Educativa - LIE Monteiro Lobato realizando atividades comuns e seus filhos mostrarão o que estão aprendendo. 
É um momento de troca de experiências onde pais e filhos aprenderão muito, com certeza.
Acompanhem nosso blog para conhecerem as novidades do projeto.

Até mais:
Francilangela Clarindo
Professora do LIE Monteiro Lobato

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Texto para reflexão



Não existe nada mais bonito, agradável e saudável do que viver em uma família. É nela que nos desenvolvemos e crescemos. É dentro dela que aprendemos a amar os outros, a Deus e a nós mesmos.
Mas esta verdade não está sendo vivida por uma grande parcela da humanidade nos dias de hoje. Por quê?
Porque as pessoas que compõem as famílias de hoje, não estão se importando mais uns com os outros. Fazem de seu lar apenas um dormitório. Não fazem mais nenhuma refeição juntos, nem riem mais juntos. Não conhecem os pensamentos nem os sonhos uns dos outros.
Enfim, não tem mais tempo um para o outro.
Cremos que duas bases sólidas devem sustentar nossas famílias: o AMOR e o EXEMPLO.
O mundo de hoje precisa de exemplos para seguir.
Há um dito popular bem antigo, mas bem correto, que diz: "Filho de peixe, peixinho ". Ele revela que a nova geração está se espelhando na geração passada e está reproduzindo o que tem visto.
Cabe a nós agora, um pergunta: Que tipo de exemplo temo sido para nossos filhos? Que tipo de homens e mulheres eles serão, se reproduzirem o nosso exemplo? Podemos colocar nossos lares como exemplos para outras famílias que buscam o caminho certo?

Adaptado de Claudio e Lorita Gernhardt
http://www.mfcfeliz.com.br/index.asp?ch=dicas&cod=12

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OFICINA ESCOLA DE PAIS EDUCADORES COM KIT LIE


Para introduzir as atividades na Escola de Pais Educadores os pais e familiares farão uma oficina introdutória às questões a serem tratadas no desenvolvimento do grupo. Na oficina tratamos das questões educacionais no que concerne ao aluno/família/escola e tecnologias. Isto porque são duas vertentes que a escola tem se empenhado através dos diversos projetos. Os pais precisam saber do que está acontecendo e se envolver. Fornecer os elementos básicos que permitam este envolvimento é o objetivo da oficina.
Também trabalhará a inclusão digital das famílias para que todas obtenham o Kit LIE composto por elementos básicos que entendemos serem importantes para que compreendam o universo virtual. Os párticipantes farão um e-mail para participar da lista de discussão da Escola de Pais Educadores, ingressarão nas redes sociais através do orkut e facebook e visitarão os diversos blogs da escola conhecendo a ferramenta de pesquisa do google para captação de elementos de suas futuras postagens nos referidos blogs.


Ela acontecerá em três dias de quatro horas cada, totalizando 12 h/a. A escola emitirá certificado de participação.

A primeira acontecerá nos dias 04, 05 e 06/09/2011.

 Metodologia da Oficina
1º dia: 04/05/2011
1º momento: Formação e Debate
Tema: A família e seu papel social
2º momento: Tecnologia
Tema: Inclusão Digital
Kit LIE: E-mail e Grupo de discussão

2º dia: 05/09/2011
1º momento: Formação e Debate
Tema: A Educação dos Filhos Hoje
2º momento: Tecnologia
Tema: Redes Sociais
Kit LIE: Orkut e Facebook

3º dia: 06/09/2011
1º momento: Formação e Debate
Tema: A Família na Escola
2º momento: Tecnologia
Tema: Internet
Kit LIE: Blog e Pesquisa Google

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Carta aos Pais



 

CARTA AOS PAIS

A EMEIF Monteiro Lobato quer compartilhar com você todas as novas descobertas que temos vivido com o desenvolvimento  do seu filho aqui na escola.

Educar exige dedicação, paciência e principalmente tempo, o que hoje em dia, é cada vez mais difícil. Estamos sentindo a necessidade de compartilhar,  trocar ideias e informações sobre como educar nossas crianças, vejo pais buscando orientações simples em como auxiliar no desenvolvimento de seus filhos, dar limites, passar valores...

Assim, surgiu a ideia do projeto Pais Educadores, como um espaço de trocas sobre o bem estar e desenvolvimento dos nossos pequenos, bem como de inserção nas tecnologias desenvolvidas nas escola.
Convidamos você a partilhar aprendizagens e descobertas!
Venha participar conosco de uma série de encontros onde nos conheceremos melhor e encontraremos uma melhor forma de atuarmos juntos na educação de seu filho.


Preencha a ficha abaixo, informando sua opção. Destaque e entregue a professora de seu filho. Obrigada!


-------------------------------------------------------------
Deseja participar?
(   ) Sim  (    ) Não


Nome:
Aluno:
Série:      Turma:      Turno:        Professora:
Endereço:
Telefone resindencial:                  Celular:


Comentários:

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Inclusão Digital - 1º encontro



Vídeo: Explorando a Área de Trabalho explica algumas funcionalidades dos componentes da Área de Trabalho do KDE.

http://linuxeducacional.com/mod/page/view.php?id=174

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto Escola de Pais Educadores




OBJETIVO: Trabalhar com os pais a necessidade de serem PAIS EDUCADORES, além de ser um espaço para troca de experiências e muita informação e conhecimento sobre o universo infantil e recursos tecnológicos para favorecer a inclusão digital.

PROGRAMAÇÃO: Três módulos com 2 horas de encontro cada.

METODOLOGIA: As palestras são expositivas com recursos multimídia.

FACILITADORA: Francilangela Lopes Pinheiro Clarindo – Educadora, Professora do Laboratório de Informática Educativa  



terça-feira, 5 de abril de 2011

Crianças orando por um mundo melhor.




Crianças orando por um mundo melhor

Este é um movimento independente de religião, credo ou crença, para a promoção de uma rede de orações realizadas por crianças, visando potencializar nelas o amor pela vida, pela natureza, por tudo que existe.

Foi desenvolvido em parceria com o Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola e faz parte do movimento "Orando pela Terra"; tem o apoio do Conselho Mundial de Cidadania Planetária – CMCP (World Council of Planetary Citizenship–WCPC) e está ancorado no site:http://queremosummundomelhor.webnode.com.br
  
O convite é para você, diretor de escola, educador, professor, pedagogo, pai/mãe, orientador ou cuidador de crianças, integrar este movimento que tem duas finalidades, cada qual mais importante:

1- Infundir nas crianças valores como o amor, o afeto, o cuidado com a natureza, com a humanidade, com a vida, e compaixão para com os que sofrem.

2 - Colaborar com a melhoria da vida na Terra e na do ser humano, tendo em vista as diversas pesquisas, fundamentadas em conhecimentos que a ciência, pelo olhar da Física Quântica, nos oferece, que evidenciam a importância e os efeitos produzidos pela oração. 
(No site www.orandopelaterra.org são apresentadas algumas dessas pesquisas e experimentações científicas que mostram como a oração é capaz até mesmo de modificar o DNA, gerar efeitos sobre as moléculas da água, etc.)

Orar pela Terra e pela humanidade se torna a cada dia mais necessário e urgente.

Conheça melhor esta proposta, visitando o site:http://queremosummundomelhor.webnode.com.br
Ali você vai encontrar também sugestões de orações e visualizações próprias para crianças.

A equipe responsável por este movimento agradece... A Terra, a humanidade e as crianças também.

Paz e contentamento.

Equipe de “Crianças orando por um mundo melhor”
(85) 3249-6812


sexta-feira, 1 de abril de 2011

A importância da família na educação dos filhos.



Os pais podem nem perceberem o quanto são importantes para a saúde mental de seus filhos. Se tudo não ocorrer bem, os filhos podem dizer que a vida não foi boa porque não tiveram oportunidade. Terão inveja de famílias estruturadas e ligarão o sucesso ao amparo da família e o insucesso ao fracasso de não terem tido isto.


Demos então esta chance: conviver e bem com nossos filhos de forma harmoniosa e agradável.
A EMEIF Monteiro Lobato através do LIE - Laboratório de Informática Educativa quer ajudar a você, pai e mãe neste projeto. Vamos lá, participe!